sábado, 28 de maio de 2011

Obesidade pode ser socialmente contagiosa

Esta questão de hábitos contagiosos é real. 
Creio que devemos lembrar que podemos, sem perceber adotar hábitos de outras pessoas sem nem perceber e "contaminar" outros da mesma forma.


Mas vamos ser positivos, oras! Se podemos contaminar e sermos contaminados  por hábitos ruins, o inverso também é verdadeiro!


Podemos também nos inspirar em Bons hábitos e ser fontes de inspiração para boa mudança em outras pessoas.


Por isso escrevo e por isso observo e acompanho tantas outras pessoas.
Sempre disse que creio que todos à nossa volta são livros que podem ser lidos, cabe a nos pegar as lições, mesmo que sejam exemplos do que você NÂO deve fazer em sua vida.


Está cheio de maus exemplos à sua volta? Ótimo que percebeu! já sabe qual caminho não deve seguir, agora tem mais chances de achar o melhor caminho.


A questão é: Discernimento, análise e bom senso. 
Acredite em você, aposte o melhor na sua saúde e em seus relacionamentos.
Vamos viver para sermos felizes, pois a morte é certa, mas o que fazemos no caminho até lá é responsabilidade nossa.


Beijos
Me sinto assim.
Por um tempo fui adicionando camadas de gordura para me isolar, me "proteger".
Vi que não estava protegida e agora faço o caminho inverso - para minha liberdade.

************


Obesidade é mais comum entre pessoas do mesmo convívio

Estudos indicam que obesidade pode ser socialmente contagiosa


A incidência de obesidade é maior em pessoas do mesmo convívio social, afirma estudo feito por antropólogos da Universidade do Estado do Arizona (EUA). De acordo com os estudiosos, a obesidade se espalha entre amigos e parentes.

Para chegar a essa conclusão, eles entrevistaram 101 mulheres e 812 de seus amigos mais próximos e parentes. Após as entrevistas, compararam o índice de massa corporal dessas participantes ao de seus conhecidos. Dessa forma, os pesquisadores confirmaram que o risco de obesidade aumenta se a rede de contatos da pessoa tem mais obesos.

Segundo os autores do estudo, todas as teorias para explicar por que esse fenômeno acontece têm a ver com a ideia compartilhada sobre qual é o peso adequado das pessoas. Se seus amigos acham que determinado peso é aceitável, você muda seus hábitos para alcançar essa meta, ainda que você não concorde com eles, pois acaba se sentindo pressionado. Ou você pode formar uma noção de peso adequado observando os corpos de seus amigos e parentes, o que acaba mudando seus hábitos de alimentação eexercícios.

O fator de influência mais forte foi a observação, segundo os pesquisadores. Mesmo assim, sua ação é limitada. Outros fatores como comer e se exercitar em grupo podem ser mais importantes do que os mecanismos analisados.

8 questões que desvendam a obesidade 
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, a obesidade é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública. O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de problemas, como doença cardiovascular, apnéia do sono, hipertensão arterial e alterações na circulação.

Confira 8 questões fundamentais sobre o tema:

1) Como definir obesidade? 
A obesidade pode ser definida como um índice de massa corporal (IMC) acima de 25. Quando esse índice está acima de 40, ela é definida como mórbida. Este número é obtido dividindo-se o peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado. Sem dúvida, a obesidade pode ser considerada uma doença e, nos dias atuais, uma epidemia que só vai aumentar. O tratamento preventivo é a melhor solução. A cirurgia bariátrica tem se apresentado como a melhor solução para os casos de obesidade mórbida.

2) Quais as causas da obesidade? 
Dentre as causas, destacam-se os fatores genéticos, ambientais (hábitos pessoais e familiares), hábitos populacionais, religião, fatores sócio-econômicos, compulsão ou depressão, entre outros. No entanto, não existem dados suficientes que possibilitem mensurar a influência de cada aspecto, já que a questão é multifatorial.

3) Como identificar quando a obesidade é causada por distúrbios psicológicos?
Geralmente, a obesidade de instalação rápida e sem causa aparente pode estar relacionada a distúrbios psicológicos ou hormonais. São os casos nos quais a pessoa engorda muito em um curto espaço de tempo.

4) Podemos dizer que existe o melhor tratamento da obesidade? 
A correta avaliação por um médico competente é a melhor opção, que poderá indicar o tratamento adequado para o perfil do paciente, de acordo com os fatores relacionados, identificados por exames e consulta. Não podemos falar no melhor tratamento, mas sempre pensar em prescrever um tendo em vista as condições da pessoa. Cada caso é um caso, sempre.

5) Quais os problemas físicos mais comuns ocasionados pela obesidade? 
Os problemas desencadeados pela obesidade são inúmeros e vão desde a limitação física para trabalhos básicos e locomoção até distúrbios mais graves, como o aumento de colesterol, triglicérides e pressão arterial, diabetes, gota (elevação de ácido úrico no sangue), artrose, coronariopatia (doença que atinge as artérias do coração), insuficiência renal, apneia noturna do sono, esteatose hepática (degeneração gordurosa do fígado), insuficiências glandulares, entre outros.

6) Qual doença de maior risco a obesidade pode causar em um indivíduo? 
A Síndrome X ou Síndrome Metabólica, que se constitui por hipertensão arterial, dislipidemia, hiperglicemia e resistência à insulina. 
7) Como deve ser o tratamento para controlar essa doença e a diabetes? 
O tratamento deve ser feito a base de dieta hipocalórica - definida em parceria com um nutricionista -, atividade física, cirurgia de redução de peso - quando indicado - e prescrição de medicações, quando necessárias.

8) Como o cirurgião gástrico e o endocrinologista atuam juntos no tratamento do paciente obeso? 
O tratamento de um indivíduo obeso deve ser multidisciplinar, incluindo cardiologistas, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais, de acordo com o quadro clínico. 

3 comentários:

  1. ingrid adoorei o post!!!! um bju!!! muito bem imformativo ate copiei pra mim obrigadim!!!kkkk

    ResponderExcluir
  2. Flor, que post heim, uau!!!, é por isso que tenho tanto medo de minha filha ficar gorda, e quando a maus exemplos todo dia tento ser um BOM exemplo, a mudança tem que começar em nós ne, porque ver os maus exemplos e so critica-los nos torna iguais, lutando sempre vamos indo bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito bom o post viu...AdOreii!
    outro dia passei la na porta do patio e lembrei d vc...bom domingoo!
    Bjoss

    ResponderExcluir